Transtornos Esquizofrênicos: sintomas e tratamento

Mais um papo sério falando sobre Esquizofrenia, um transtorno que apresenta sintomas mais complexos e o mais desafiante para quem vive, pois ultrapassa o domínio das pessoas que os tem. Há pessoas com casos mais leves que conseguem driblar os sintomas, por exemplo não dar ouvidos as vozes que ouvem, mas quando o caso é mais sério, a pessoa vive fora da realidade, e os sintomas podem ser assustadores e acometer a vida da pessoa.

Quais são os sintomas dos Transtornos Esquizofrênicos?

Os sintomas mais obvios e característicos são as alucinações e os delírios. As alucinações são percepções sem fundamentação na realidade. Os indivíduos têm plena certeza  que são percepções reais e são incapazes de diferencia o real das alucinações. As alucinações podem ser visuais e auditivas. Já os delírios são crenças errôneas sobre algo que está acontecendo, e muitas vezes são bizarros e absurdos, como por exemplo assaltantes da Etiópia estão indo atrás dele quando anda na rua. Esse exemplo refere-se ao delírio de perseguição. E há também os de identidade, na qual acreditam ser alguém específico, por exemplo ser Jesus Cristo.

Outros sintomas são a presença de pensamentos perturbados, na qual é expresso numa linguagem desconexa e sem sentido com fuga de ideias. Os humores também se apresentam fora da realidade, mostrando-se sem ou pouca resposta emocional frente às situações, como por exemplo ao saber de uma morte de alguém querido; ou ter uma resposta emocional enorme inapropriada para o evento, dar risada assistindo um filme de terror. 

Já sintomas motores variam de pessoa para pessoa. Há casos em que a pessoa fica imóvel com olhar fixo por horas e outros apresentarem uma agitação psicomotora grande, com a presença inclusive de contorções faciais incomuns e movimento constante de membros.

Qual é o tratamento dos Transtornos Esquizofrênicos?

Devido às minhas formações (Psicologia Transpessoal e Antroposofia) que consideram percepções extra-sensoriais como normais, quando um paciente chega no meu consultório  relatando apresentar percepções visuais, olfativas ou auditivas (“alucinação”), eu avalio se há presença dos outros sintomas. Fazendo um resumo, se há paranóia de perseguição, comportamentos bizarros e falas desconexas, posso considerar a hipótese de apresentar um quadro de Transtorno Esquizofrênico.

É mandatário o encaminhamento ao psiquiatra, para avaliação de medicamentos em paralelo a psicoterapia. Caso não, é trabalhado de como lidar com esses dons e percepções extra-sensoriais, e outras questões que estejam influenciando negativamente sua vida. Cada caso será avaliado de como proceder. Por isso, a importância de se consultar com um psicólogo e fazer uma avaliação personalizada.

Contem comigo! Bora melhorar nossas vidas e emanar felicidade gente! Luz, Patricia.

Facebook/instagram:patriciafigueiredosaude

 

 

Um comentário

Comentários estão fechados.