O poder da respiração para o equilíbrio emocional

A respiração está presente na nossa vida: desde a primeira inspiração no nascimento até a última expiração na morte. E incrivelmente a forma como respiramos dita muito a forma de como esta nosso emocional. Pessoas angustiadas, depressivas, e ansiosas tendem a respirar de maneira mais curta e ampliá-la pode ajudar na melhora do quadro.

Respiração curta

Grande parte das pessoas tem respiração curta, e isso contribui muito para aumento de estresse, tensão, mal-estar e cansaço. E o contrário também é verdadeiro: a tensão e estresse promovem respiração curta. E se a gente for pensar, ela traz menor oxigenação para as células do corpo e subtileza todo o aparelho respiratório e consequentemente traz malefícios para o corpo todo. Tendo a premissa da Medicina Integrativa, o físico, emocional, mental e espiritual conectados, as esferas não-corpóreas também serão afetadas.

Observem-se no dia-a-dia! Observem a caixa toráxica das pessoas! Vocês percebem a sua expansão e contração? Ou quase nem se mexe? Quando percebo isso nos pacientes, costumo trabalhar a respiração de forma isolada. Ou se for muito desafiante, vou pelo caminho inverso. Faço trabalhos corporais para ampliação da consciência ou meditação, para trazer calma interior e maior relaxamento, e a respiração por si já muda. Perceber essa mudança é crucial, para usar essas técnicas no cotidiano para a melhoria do equilíbrio emocional e bem-estar.

Respiração longa

Agora fica mais fácil falar do oposto. Já se subentende que pessoas mais relaxadas respiram melhor e são mais saudáveis de uma forma em geral. Inclusive respirar, e soltar a expiração pela garganta tende a relaxar muito mais, e liberar tensões e preocupações. Experimentem e comentem aqui o que vocês perceberam! 😉

Prática de respiração durante o dia

Sugiro que ao longo do dia, você pode parar por cinco minutos, e observar sua respiração. E aos poucos, vai ampliando sua respiração. Lembre-se de soltar o ar pela garganta. Se estiver muito irrequieto, faça um pé com pequenos movimentos do corpo. Perceba a diferença do antes e depois. Perceba se seu dia mudou ao fazer essas práticas. Aproveite E comente aqui! 

Boas respirações, Patricia. Facebook/Instagram: patriciafigueiredosaude

Um comentário

Comentários estão fechados.