Meditação: como praticar

Prometi e já estou cumprindo, meditação será o tema de hoje. Muitas pessoas falam que é muito difícil meditar, pois não conseguem ficar sem pensar em nada e já colocam um monte de obstáculos antes mesmo de experimentar. E existem várias formas e basta tentar pra ver qual se adequa melhor para você e para seu momento. A cobrança de meditar 20 minutos duas vezes por dia pode passar a ser uma meta inalcançável para a grande maioria das pessoas, e isso acaba sendo um impeditivo de começar. O segredo é começar com um minuto por dia e naturalmente o aumento de tempo ocorrerá gradativamente com os benefícios coletados. E claro uma dosagem de persistência para o hábito ser criado.

E como praticar meditação?

Algumas pessoas criticam o uso de elementos externos, como música, aromas, uso de pedras, pelo fato de você não se ater ao externo para entrar em contato contigo. Mas eu particularmente gosto e uso. Acho importante experimentar e ver o que fica melhor para você.

Existe a meditação com os olhos fechados e de preferência coluna ereta: foque na sua respiração e no seu corpo. Os pensamentos virão, observe-os e mande-os embora. Observe se é um pensamento fruto de sua preocupação ou ansiedade (destrutivo), ou se é um insight ou uma resposta para algo que estava buscando (construtivo). E permaneça assim respirando e conectado a você, perceba seu corpo e suas emoções.

Existe a meditação na qual você fica observando por um tempo determinado  um elemento externo, que pode ser qualquer coisa, como por exemplo uma chama de uma vela. Observar os pensamentos e mandá-los embora também, voltando sua atenção para o elemento externo.

A meditação ativa criada pelo Osho, traz uma nova forma de meditar. O próprio nome já diz: ela é ativa. Resumidamente: coloque uma música qualquer, e dance como se ninguém estivesse te vendo, sem medo e vergonha. Dance por bastante tempo, transpire, se jogue na dança! E na verdade, essa é a preparação para depois sentar-se confortavelmente e conectar-se contigo em silêncio. Osho alega que essa é técnica ideal para os ocidentais (cabeças grandes pensantes)!

Experimente, brinque, se permita. Mantendo esse hábito, você irá ver seus dias mudarem. O que mudou para você?

Namastê e boa prática, Patricia.

 

 

Um comentário

Comentários estão fechados.