Como melhorar sua saúde emocional

Olá queridos, gostaria de falar de coisas simples (e baratas!!!) que podem contribuir para a melhora da sua saúde emocional e que qualquer um pode fazer em qualquer momento do seu dia.

Que coisas simples dá para fazer à sua saúde emocional?

Todo mundo deveria fazer atividade física não somente para a saúde emocional mas também para a saúde física. É comprovado cientificamente que a atividade física libera neurotransmissores que promovem bem-estar e relaxamento, reduzindo stress e ansiedade. Então pessoal, vamos mexer nosso corpo!

Outra prática interessante é a meditação. Muitos acham complicado fazer, mas o importante é dar o start dessa prática e fazer o que você dá conta. Um minuto muito bem feito pode trazer um benefício enorme e quando a prática tornar-se um hábito, você naturalmente aumenta o tempo. E pode ser basicamente você fechar os olhos, e tornar consciente sua respiração e trazer sua atenção intencionalmente para seu corpo. Deixe fluir, inclusive os pensamentos. Vou escrever um post mais detalhado sobre a meditação. Fique ligado aqui no blog! 😉

Essa dica é principalmente para quem mora em grandes cidades: tenha contato com a natureza. Passar um dia ou pequenas horas em contato com árvores, mar e simplesmente colocar os pés na grama (é claro que sem sapatos né?) traz um equilíbrio e revitalização física e psíquica. De preferência longe dos centro urbanos, onde o ar é mais puro. Mas para quem não consegue por algum motivo, um parque pode suprir, mas deixe os smartphones de lado por gentileza! 

Tome sol pelo menos um pouquinho! Tomar sol por 10 minutos aproximadamente sem filtro solar aumenta a produção de vitamina D, que é produzida no nosso corpo com a penetração dos raios solares na pele. A vitamina D é imprescindível para nossa saúde e é comprovado seus benefícios. Vale um post futuro somente pra esse tema! Não é a toa que o índice de suicídio é altíssimo em países em que o inverno é grande e as pessoas têm  pouco contato com o sol. Fica a dica!

Promova um equilíbrio entre todos os setores de sua vida: família, amizade, trabalho, lazer, estudos, espiritualidade. Se algum estiver em desequilíbrio, dê uma atenção maior!

É claro que a psicoterapia e terapias complementares também ajudam neste processo, mas não é o enfoque deste post. Tem um post que fala sobre isso!

Alguém tem mais algo a acrescentar? Com certeza tem e adoraria ouvir de vocês!

Luz para vocês, Patricia.