A flexibilidade como característica fundamental para o sucesso

Amados leitores, flexibilidade é uma palavra que todo mundo conhece mas difícil de aplicar. O que é flexibilidade? Vamos ver no dicionário? Diz ser a qualidade do que é flexível, maleável. Alem do mais, acrescenta que é a facilidade e ligeireza dos movimentos; agilidade, elasticidade, elegância. Interessante que o dicionário somente abordou o âmbito físico da flexibilidade.

Adequando ao âmbito emocional e psíquico, pode-se dizer que flexibilidade refere-se a você ser maleável com você mesmo e com o que acontece ao seu redor. É claro que para lidar com o que acontece na sua vida dependerá de como está sua flexibilidade interna.

Ser flexível com você mesmo é não se cobrar, não se punir, é se acolher quando algo não sai do jeito que você gostaria ou até mesmo quando você erra. Isso pode ser banal, mas são raras as pessoas que nunca tiveram essa dinâmica na vida. E o quão é desafiante transcender crenças, pensamentos, que te levam para este lugar de sentir-se inadequado. Fica o chicotinho a todo momento batendo nas costas, ou a voz do diabinho te colocando para baixo, ou  ficando bravo porque algo saiu fora do script. E pior, desconta nos outros a raiva! Conhece gente assim? Eu conheço um monte. risos

O planejamento é muito importante para a gente conseguir fazer as coisas de nossa rotina, mas imprevistos acontecem a todo momento e nos tiram da “zona de conforto”. Neste momento, eu preciso fazer escolhas de como lidar com o imprevisto: posso ficar bravo e gastar mais energia com a raiva desnecessária, ou achar uma solução com alegria. A alegria tem uma frequência energética mais alta que a raiva. A probabilidade de você ter uma ajudinha do Universo por estar com a vibração mais elevada é muuuuitíssimo maior. E sim, isso é uma escolha!

Quando tornei-me uma jovem adulta, tinha coisas que destestava fazer (não que eu goste agora), como: tirar documentos, ir ao banco, supermercado. Achava uma perda de tempo. Até que ouvi de alguém (acho que é minha mãe) que me fez virar a chavinha: “tudo isso são coisas da vida que precisam ser feitas. Você tem duas escolhas: você pode ir emburrada e estragar o seu dia, ou aproveitar esse tempo e fazer algo que gosta, como ouvir uma música por exemplo.” Realmente, a vida é burocrática e cheia de afazeres. Há coisas que não gostamos de fazer. Faça essa pergunta: “Como posso fazer dessa atividade prazerosa?”Eu ouço música, danço, observo as pessoas e o ambiente (sempre fui observadora), enfim, mil possibilidades. Pergunte-se o que você gosta que pode fazer para ajudar nestes afazeres chatinhos.

Uma coisa a mais que quero enfatizar aqui, que eu sempre falo: o corpo não está desconectado de como você é na vida e com você mesmo. Quanto maior a dureza corporal, maior sua rigidez mental. Fica ligado! Mudando sua psique, você irá mudar seu corpo. Mudando seu corpo, influenciará na sua psique. Não estamos desconectados. Cuide de você integralmente!

Por que é importante ter flexibilidade para ter sucesso?

Existem alguns pressupostos da PNL (Programação Neurolinguística) que falam sobre esse tema que adoro. O primeiro é: “Não dá para ter resultados diferentes fazendo sempre a mesma coisa”. O segundo é: “Quanto maior a flexibilidade, maior o sucesso.” As pessoas rígidas tendem a ver somente uma solução para um problema. Gente, o Universo apresenta infinitas possbilidades para tudo na vida. A gente que precisa se abrir, e aumentar o nosso frame para enxergar mais possibilidades. E quanto mais possibilidades eu vejo, maior a garantia de sucesso.

Se eu fico preso e chateado que não deu certo (muitas pessoas consideram fracasso), eu me fecho para ver que isso foi um feedback para chegar aonde você quer. Quem persiste, sempre alcança seus objetivos, porque tenta vários caminhos. Se não dá certo um, tenta outro, tenta outro, tenta mais um. Até que um dia chega lá. E se fizer desse caminho com alegria no coração, aí é sucesso dobrado! Daí aparece um outro pressuposto da PNL: “Não existe fracasso, existe feedback“. Não é top gente? Eu tenho um artigo sobre isso especificamente, clique aqui para conferir.

A maternidade traz essa característica para a mulher, pois ela lida com muito mais imprevistos, equilibrando muitos pratos referentes a sua vida, seu trabalho, família, e agora filhos. Também já escrevi um artigo sobre isso bem bacana. Clique aqui.

Então, não há solução. Trabalhem seu interno para se tornarem mais flexíveis, mais confiantes e mais amorosos com vocês mesmos. Contem comigo! Namastê, Patricia.

Instagram/ Facebook: @patriciafigueiredosaude