Olá leitores, estou aqui para falar um pouco sobre comunicação e sua implicação nos relacionamentos. E dentro da comunicação, irei focar no papel da honestidade e da verdade do que se passa dentro de você para a relação fluir. Fluxo não quer dizer harmonia, não se enganem. Fluxo significa deixar fluir para o que precisa acontecer, e na maioria das vezes vem o caos para depois chegar ao equilíbrio.
O que é ser honesto? Segundo o dicionário, é ser digno, decente e se comportar de acordo com preceitos éticos. E dentro da maioria dos relacionamentos, existe um código de “ética” de se respeitar, de expressar o que se passa, de compartilhar momentos. E cada casal tem um. A expressão e o compartilhamento são compostas de coisas boas e desafiantes. E quando são desafiantes, há inúmeros impedimentos para que a honestidade seja presente na relação e ficar atentos a eles pode contribuir para o sucesso do relacionamento.
Quais podem ser os impedimentos para a honestidade na relação?
Muitas pessoas apresentam muito medo de expressar a verdade para o outro, porque podem ter receio da reação agressiva, ou de magoar o outro. Medo de perder, por serem dependentes afetivamente.
E tem o contrário, aqueles que falam “falsas” verdades sem pensar muito nas consequências ou pela ausência de consciência de si e do outro. E falar de falsas verdades impede de haver honestidade na relação. E por que falsas verdades? Porque as vezes as pessoas nem então mentindo, elas de fato acreditam no que elas falam. Mas as palavras não são condizentes com a verdade de sua essência e nem antecpiam as consequências maléficas na relação, que só são descobertos com o autoconhecimento. Muitos pensamentos podem ser distorcidos pelo nosso inconsciente e não sabemos disso. A honestidade emocional só é possível em pessoas que tem familiaridade com seus sentimentos, emoções e com sua dinâmica psíquica na vida. A verdade só pode ser considerada verdade mesmo, quando todos ao redor tem a mesma opinião sobre ela. Caso contrário, é uma falsa verdade. No processo de autoconhecimento, ter a visão de alguém de fora te conduzindo para a real verdade faz toda a diferença na tua vida e no relacionamento.
Como se comunicar com honestidade nos relacionamentos?
A importância de revelar o que se passa dentro de ti é importante para o crescimento e amadurecimento da relação. Porém isso não me permite falar o que penso na hora e no local que eu quiser, sabendo colocar minha verdade, sem pensar no outro. Já escrevi um artigo sobre isso. Clique aqui para conferir os detalhes.
Vou trazer outros pontos aqui a seguir. É importante ter consciência do objetivo que me impulsiona a expressar a verdade, mesmo que possa doer no outro. Eu quero destruir o parceiro? Quero persuadir? Quero melhorar nossa relação? Quero colocar minha necessidade e ouvir do outro para alinharmos algo da relação? Enfim, refletir sobre isso pode trazer se nossa luz ou nossa sombra está atuando neste momento.
Outro ponto é o impacto de expressar a verdade? Como posso ser honesto e ao mesmo tempo doce, firme e objetivo? Observar a forma como se fala pode contribuir para que o diálogo flua muito melhor, minimizando os conflitos.
E por último, detectar o melhor momento de falar. Não adianta você trazer uma questão muito cabeluda na hora de comer ou na hora de dormir. Em ambas situações, aumenta a probabilidade de uma má digestão e um sono nada reparador. Então atente-se ao melhor momento de conversar sobre assuntos desafiantes.
A honestidade e a verdade são tijolos de um dos pilares mais importante para um relacionamento harmonioso: a confiança. As consequências de uma falta de confiança são catastróficas, e podem culminar num separação.
Espero que tenham gostado e que de alguma forma tenha contribuído. Para o amadurecimento da relação, é inevitável o autoconhecimento. Ou continuam duas pessoas insatisfeitas juntas inconscientes em seus processos, ou despertar da consciência das duas, ou separação. Tem alguma outra opção? Comentem aqui! Paz no coração, Patricia.
Instagram/ Facebook: @patriciafigueiredosaude