Qual é seu propósito e o que isso interfere na sua vida?

Olá meus queridos leitores, tive o insight de escrever sobre propósito no artigo da semana passada. A palavra propósito está na moda, ainda bem! Quantas pessoas vemos trabalhando somente pelo dinheiro? Quantas pessoas vemos fazendo uma faculdade que vai trazer mais possibilidades de  trabalho (e por consequência de ganhos financeiros) em vez de escolher uma que atenda a sua vocação? Isso tem mudado, principalmente atualmente com os jovens que não vêem mais sentido em trabalhar visando o quanto vão ganhar, e sim o quanto estão contribuindo para a mudança do mundo.

Preocupar-se com o financeiro é de extrema importância mas enfatizar somente esse pilar pode levar a pessoa a muitos problemas emocionais, estresse e até uma desmotivação crescente ao longo da vida. Isso pode acarretar em doenças físicas e psicológicas, além de poder aumentar a probabilidade de acidentes e ocorrências adversas. Sem falar na falta de conexão com a nossa essência, que é o que nos torna humanos, e não máquinas.

O que é propósito?

Propósito refere-se a conexão individual da pessoa com sua missão de vida, com seus dons e talentos inatos. Pela visão antroposófica, todo ser humano vem com uma missão a ser cumprida, para contribuir de alguma forma para o mundo e para os outros seres humanos. Já é possível observar talentos e interesses individuais na própria infância, que se estimulados e desenvolvidos, podem desabrochar no futuro frutos maravilhosos. Nesta fase, cabe aos pais, através da observação perceber os interesses e aptidões de seus filhos. Aos nove anos, pode-se perceber também alguns relances e comportamentos através das brincadeiras escolhidas as futuras possibilidades de profissão. Se isso não for observável, pode-se constatar ao redor de 18 anos.

Ter essa consciência na educação dos filhos pode ajudá-los a vislumbrar diferentes caminhos na adolescência para que escolha o que é mais perto da sua essência e da sua individualidade, contribuindo para sua missão de vida. Mas pais, não é escolher para seus filhos. E sim, perceber o que seu filho se destaca, descobrir com ele (e não para ele) possíveis caminhos para que ele faça sua escolha. E se sozinho não conseguir, procure ajuda psicológica vocacional ou coaching especializado nesta área.

O que o propósito pode interferir na sua vida?

O propósito pode ser o leme de sua vida, expressando e vivendo sua essência no âmbito profissional e isso reflete inevitavelmente no âmbito pessoal. Imagina você trabalhando naquilo que faz brilhar seu olho, que te motiva a buscar mais e melhorar como ser humano (e claro como professional), que te induz a expandir seu conhecimento para outras pessoas menos experientes. Mesmo cansada, você deseja ir trabalhar, as vezes deixando seus filhos em casa, porque você literalmente ama o que faz e sabe do impacto positive que seu trabalho tem na vida das pessoas. Deu para sentir aí? O dinheiro é consequência e não o fim. Agora, se a sua missão está numa área de bastante dinheiro, puxa! Que maravilha! Se não, inove-se, crie possibilidades de unir propósito e financeiro. Sempre há possibilidades, basta você se abrir!

Da mesma forma que árvores tem uma razão de existir, como por exemplo um pinheiro, uma macieira, nós também temos aspectos e talentos individuais. E como as árvores, devemos manifestar nosso potencial. Se estamos conectados a nossa essência e se fomos estimulados a expressar nossos dons, o propósito de vida se manifesta. E tudo fica mais gostoso, com mais sentido! E se precisarem de uma ajudinha, conte comigo! Abraço de urso para você, Patricia.

Facebook/ Instagram: @patriciafigueiredosaude