Transtorno Borderline: sintomas e tratamento

Olá leitores, entrando no último mês de 2018, resolvi escrever sobre Transtorno Borderline, por ser comum e desconhecido ao mesmo tempo. Então informar vocês nunca é demais, pois pode ser você ou alguém por perto que pode ter sintomas afins e não saber o que fazer.

Quais são os sintomas do Transtorno Borderline?

O termo Borderline é usado devido a instabilidade que existe nas pessoas com esse transtorno por eles apresentarem sintomas diferentes em momentos diferentes. Apresentam sintomas de humor, distúrbios leves em processos de pensamento e comportamento impulsivo e as vezes compulsivo. Ou seja, distúrbios no pensar, sentir e agir, como na maioria dos transtornos. Esses efeitos afetam diretamente nas relações interpessoais das pessoas acometidas.

Primeiramente, as pessoas com Transtorno Borderline apresentam humor instável. Em outras palavras, oscilam em depressão severa com uma vazio interior profundo, para momentos depois estar aparentemente “normal”, e em outros dias, estar altamente excitados. Apresentam comumente acessos de raiva, que normalmente são descarregadas nas pessoas, prejudicando sua sociabilidade.

Segundo, apresentam distúrbios do pensamento, podendo a ser confundidos com o Transtorno Esquizofrênico. Isto é, apresentam percepções incomuns que incluem ilusões e despersonalização.

Terceiro, podem apresentar comportamentos de automutilação (“cutting“) e suicida, decorrentes da depressão e impulsividade. A automutilação pode ser realizada como arranhar-se profundamente, cortar-se, queimar-se, com a finalidade de sentir que estão vivos e perceberem seus próprios limites na sua pele.

O quarto sintoma são os desafios nas suas relações interpessoais. As relações são muitos intensas e instáveis, oscilando entre amor e ódio manifestos. Apresentam mudanças muito abruptas que interferem diretamente naos seus relacionamentos. Eles apresentam uma inabilidade na fala, isto é, falam o que pensam sem “filtro”, o que pode causar muitos conflitos nas relações.

Qual é o tratamento para o Transtorno Borderline?

O diagnóstico de Transtorno Borderline só pode ser confirmado pela Psiquiatria Clássica aos 18 anos. Mas considera-se pela Antroposofia aos 21 anos, pois é neste momento que se dá maior consciência sobre sua individualidade. Porém, antes dos 18 anos, recomenda-se um acompanhamento psicológico quando é observado alguns dos sintomas acima, principalmente depressão ou automutilação, pelo risco em ambos os sintomas.

Para o caso de Transtorno Borderline, é sugerido que tenha acompanhamento de um psiquiatra. Após a avaliação do médico, será possível o uso de medicamentos para o controle dos pensamentos desordenados, depressão e da impulsividade. E também é importante sessões semanais de psicoterapia com um psicólogo, na qual serão trabalhados questões profundas e inconscientes que tem origem principalmente no primeiro setênio.

Conhecem alguém com estes sintomas? Antes de julgar, lembrem-se que doença emocional é DOENÇA também e precisa de tratamento. Acolham e encaminhem para os especialistas. Mais amor e luz, Patricia.

Instagram/ Facebook: @patriciafigueiredosaude