Olá a todos! Voltando das pequenas férias descansada e revitalizada para retomar minhas atividades com amor e carinho. Falarei hoje sobre Evolução. O que é evolução? Segundo o dicionário do Google, evolução significa um processo gradativo e progressivo de transformação e de desenvolvimento, de mudança de estado ou condição. A Psicologia é uma ciência que estuda os processos mentais e de comportamentos presentes na psique do ser humano.
Percebe-se uma palavra em comum em ambas definições: processo. E o que seria um processo? Podemos dizer que é uma sequência de fatos que tem início, meio e fim, em desenvolvimento. Olha aí, aparece mais uma palavra presente na evolução. Na psicologia estuda-se o desenvolvimento físico, mental, emocional, social e espiritual do ser humano. Em outras palavras, o desenvolvimento biopsicoespiritual, tendo como base mental+emocional+social=psicologia.
Na Antroposofia assim também o é, e isso fica muito evidente no processo biográfico, em que se estuda as fases da biografia. São esperadas crises ao longo da vida para que aconteça o crescimento individual. E assim o ser humano se desenvolve se conseguir superá-las. Se a gente separar a palavra des-envolvimento. Eu preciso me deixar de me envolver para amadurecer. E não é assim? Para eu evoluir, eu não preciso me desapegar de meus pais, de minhas histórias, de minhas crenças limitantes, e transcendê-las? Assim, eu me desenvolvo, cresço e evoluo. Que poder as palavras têm não?
Afinal qual é a relação entre Evolução e Psicologia?
Bom, depois da grande introdução escrita acima, a relação entre Evolução e Psicologia é grande. Na minha opinião, quem passa por processo psicoterapêutico ou qualquer vivência de autoconhecimento, a evolução é perceptível. Ela pode ser pequena? Sim, pode, mas impossível de não ver mudanças, excetos em pessoas com caráter já estruturado. Mas de qualquer forma, se houver o desejo de melhorar e evoluir, isso acontecerá com qualquer pessoa.
O desafio é a expectativa de grandes mudanças em curto espaço de tempo por quem passa pelo processo de evolução ou de companheiros. Pode acontecer grandes mudanças rapidamente? Também pode, mas vai depender da pessoa, do momento da vida, e do quanto ela dá conta de fazer essa mudança tão rápido. Lembre-se que temos couraças no corpo e um ego que a principio entendem mudança como morte e se apresentam como uma resistência enormes a ela. Mas eles não estão errados. Ao meu ver, uma mudança é uma pequena morte para um renascer! E é lindo não? Mas infelizmente temos medo do desconhecido e por conta disso, perdermos a grande chance de viver mil possibilidades, de amor e felicidade!
Permita-se! E lembre-se que evoluindo a si mesmo, você está contribuindo para um mundo mais evoluído também! Um beijo e contem comigo, Patricia.