Olá a todos! Fui a um evento recentemente onde médicos, nutricionistas, psicoterapeutas estiveram palestrando. E foi muito importante porque para mim ficou claro do quanto o equilíbrio emocional é importante para a saúde como um todo. Vou resumir um pouco do que achei interessante.
A harmonia do ser humano acontece quando se está em equilíbrio a saúde física, emocional, mental, profissional, financeira e a saúde nas relações. Esta última, ainda citaram: você esta saudável nas relações quando você trata bem uma pessoa que não está esperando nada em troca. Lindo e verdadeiro, não?
Os malefícios do estresse para a saúde
Uma médica falou do sistema endócrino, ou seja, do sistema hormonal. Ela trouxe o quanto o estresse provoca uma desordem na fisiologia hormonal, prejudica o sono e o intestino. Ela foi enfática ao dizer que não adianta cuidar da alimentação, e fazer atividade física, sem cuidar da saúde mental. E falou o que sempre digo, que a doença começa na alma. Gostei pouco né?
Uma nutricionista também trouxe que o estresse traz prejuízo para a saúde dos intestinos, prejudicando a flora intestinal, com as bactérias que fazem bem para o intestino (diminui a oxigenação, o que provoca a diminuição das bactérias boas e aumenta as ruins). Eu já estudei e constatei que o intestino é o nosso segundo cérebro, que está intimamente ligado com o sistema nervoso. Então o estresse pode causar sim problemas gastrointestinais, síndrome do intestino irritável, constipação, entre outros.
A importância do autoconhecimento para a saúde
A psicoterapeuta trouxe de que todos nós sofremos traumas na vida, sejam eles de maior impacto e outros de menor impacto. Mas o que muda é o que fazemos com ele. Podemos deixá-los no nosso inconsciente, conduzindo a nossa vida através de padrões automáticos, ou posso trabalhá-los e transcendê-los, assumindo as rédeas de nossa vida. Caramba, é a forma como vejo! E é claro que isso contribui para a saúde de uma forma em geral. Ela disse ainda que a criança tende a se moldar para ser aceita e amada, e o quanto precisamos nos liberar desses condicionamentos e assumir nosso verdadeiro Eu. Toooop! 😉
Teve um mestre espiritual que trouxe que quando assumimos nosso verdadeiro Eu, assumimos nosso propósito, que é individual para cada um, pois lembramos quem nós somos. Identidade e propósito andam juntos!
Então termino esse artigo com essa pergunta: quem é você e o que você veio fazer no mundo? Luz e amor, Patricia.
Facebook/ Instagram: @patriciafigueiredosaude