Transtornos alimentares

Olá a todos! Falaremos hoje sobre os Transtornos Alimentares, e os mais comuns são a Anorexia e Bulimia. Ambos os transtornos são encontrados principalmente em mulheres jovens e devem ser levados a sério, pois podem ocasionar em morte.

Quais são os sintomas da Anorexia Nervosa?

A anorexia nervosa é notável quando você vê aquelas meninas magras, com a pele só contornando o osso. E se você pergunta como elas se vêem, elas se acham gordas. Elas se recusam em manter o peso corporal acima de um peso normal mínimo para a idade e altura. Elas apresentam um medo intenso de ganhar peso, mesmo sendo demasiadamente magras. Devido a sua autopercepção distorcida (elas não se vêem magras), elas não acham que tem um problema, quanto menos acham que apresentam um transtorno. E portanto não buscam ajuda. Cabe as pessoas próximas alertarem o quanto antes!

Devido ao déficit alimentar, as pessoas que têm anorexia apresentam a ausência de pelo menos três ciclos menstruais e isso já acontece até menos antes da perda significativa de peso. Outros sintomas decorrentes disso são freqüência cardíaca lenta, baixa pressão arterial,  dentre outros. Podem apresentar sintomas de depressão também.

Vale frisar que as pessoas com anorexia não perdem seu interesse por comida e fazem pratos deliciosos para os outros, mas eles mesmos não comem. A preocupação por peso é excessiva porém encoberta por esses comportamentos envolvendo comidas super elaboradas.

Quais os sintomas da Bulimia Nervosa?

O principal sintoma da Bulimia, oposto da Aneroxia, é comer compulsivamente. Consome grandes quantidades de alimento em um curto espaço de tempo. As orgias alimentares são feitas escondidas dos outros e planejadas para que não sejam pegas, pois sabem que o comportamento é inadequado.

O comer compulsivo é acompanhado por uma falta de autocontrole, pois a pessoa só para de comer quando não aguenta mais, podendo sentir até dores abdominais. Logo após, tendem a induzir o vômito devido ao sentimento de culpa e uma excessiva autocrítica. O efeito desses sentimentos após o evento tende a ser emocionalmente doloroso e angustiante. Em sua vida diária, podem usar também laxantes, diuréticos, dietas e exercícios excessivos para manter o peso.

Os efeitos secundários são glândulas salivares inchadas, destruição do esmalte do dente, garganta inflamada. Sofrem de desidratação, déficit nutricional e dano intestinal. A depressão e ansiedade podem estar aliadas a Bulimia Nervosa.

Quais são as possíveis causas?

Claro que não é possível generalizar para todos os casos, mas de uma forma geral comida simboliza afeto e isso se difere entre Anorexia e Bulimia. No primeiro caso pode ser uma reação inconsciente de rejeição as figuras parentais, e o segundo caso a necessidade de suprir um vazio interno de afeto, e é compensado na comida. 

Já sabemos que o estereótipo de beleza na nossa cultura é a da modelo extremamente magra. E muitas adolescentes se identificam com esse padrão, seguindo dietas e fórmulas rígidas. Quando a extrapolação dessas medidas acontece, associadas a outras causas, podem causar os transtornos alimentares.

Como os Transtornos de Ansiedade e de Depressão podem estar como uma comorbidade aos Transtornos Alimentares, é importante perceber a dinâmica da vida da pessoa. Investigar o que está causando a ansiedade e a depressão, desde quando apresenta os sintomas, traumas na vida, e principalmente se aprofundar na dinâmica familiar e suas crenças sobre alimentos e estereótipo de beleza. E claro ficar atento aos seus filhos pois principalmente a Bulimia é mais encoberto e difícil de ser percebido.

Quem conhecer alguém com algum desses sintomas? Terei o maior prazer de acolher e cuidar com o maior carinho. Um beijo, Patricia.

Instagram/ Facebook: @patriciafigueiredosaude