O que são transtornos dissociativos?

Olá a todos! Hoje vou falar sobre os transtornos dissociativos, que acontecem quando há uma perda de contato com aspectos próprios da personalidade. Apresentam sintomas como amnésia e perda de identidade social. Um explicação para isso é que as pessoas querem “fugir” de partes de sua personalidade que elas mesmos rejeitam, portanto dissociam-se. Há quatro tipos de transtornos dissociativos, que explicarei sucintamente logo abaixo.

Amnésia Dissociativa

A amnésia dissociativa caracteriza-se por uma incapacidade súbita de lembrar informações pessoais ou eventos. Esse tipo de amnésia ocorre logo após a pessoa vivenciar um estresse forte, e então esse evento estressante é esquecido. Mas é importante ter cuidado com o diagnóstico, para não se confundir com falha em processos informacionais devido a outros motivos, esquecimento comum, outros transtornos mentais, etc.

Fuga Dissociativa

É quando a pessoa se esquece de sua identidade pessoal e assume uma nova identidade. A fuga acontece normalmente após um estresse emocional intenso, como rejeição pessoal, brigas conjugais, conflitos, acidentes, e desastres naturais. Pode durar de horas até meses.

Na fuga dissociativa, o indivíduo se comporta adequadamente e não parece estar sofrendo nenhum transtorno psicológico, e passa a assumir outra vida. Quando a fuga termina o indivíduo retorna a sua identidade e se esquece do que aconteceu.

Transtorno de Identidade Dissociativa

A pessoa com esse diagnóstico apresenta duas ou mais personalidades muito diferentes, cada qual dominantes em um momento distinto. Normalmente uma personalidade não é consciente da outra, mas pode acontecer de uma lembrar-se das demais. 

Despersonalizacão

A despersonalização envolve uma perda ou distorção episódica temporária de si mesmo e de seus corpos. Por exemplo: podem achar que seus membros estão com tamanho diferentes, de acharem que estão sonhando, ou como se estivessem fora de seu corpo. As pessoas ficam preocupadas pois acham que estão ficando loucos, por isso a ansiedade pode fazer parte dos sintomas. 

Por que acontece o Transtorno Dissociativo?

Há muitas explicações para isso. Uma delas é que as pessoas com esse diagnóstico tem muita dificuldade de entrar em contato com partes delas mesmas que elas não gostam, ou de ver e presenciar certos acontecimentos ao redor que são muito dolorosos. O transtorno acaba sendo um mecanismo de defesa para não sentir.

Pela visão antroposófica, o ser humano é composto pelas organizações física, vital, anímica e do Eu. O Transtorno Dissociativo pode ser visto como a ausência do Eu nas pessoas. A organização do Eu traz a autoconsciência, portanto praticamente inexiste essa força atuando na pessoa quando a dissociação acontece. Portanto o tratamento será feito para que Eu “encarne” na pessoa. Além dos medicamentos antroposóficos, pode ser feito escalda-pés, enfaixamento para trabalhar o calor da pessoa. O calor traz o Eu para o corpo.

A psicoterapia irá trabalhar as partes de si ou eventos indesejados que a pessoa não quer ver, assim como fortificar o ego para lidar com os desafios. 

Espero que tenha contribuído! Luz e força, Patricia.