Mudança de hábito: como realizá-lo.

Todos temos hábitos sejam eles bons ou ruins. E ele em si não é ruim, sentimos até falta quando saímos da rotina por muito tempo. A questão é quando um hábito de alguma forma está prejudicando nossa saúde ou nossa produtividade no dia-a-dia. E como não é fácil mudá-lo! Posso ficar horas descrevendo exemplos: deixar de comer o pãozinho gostoso de manhã, fazer atividade física, deixar de jogar o jogo no celular, desconectar das redes sociais. Você se identificou com algum desses? Ou veio algum à sua mente? A questão que fica aqui é: como mudamos um que não esteja me fazendo bem?

Como mudamos um hábito? 

Primeiro de tudo, é importante avaliar quais hábitos estão te prejudicando. Assim que identificar, perceber o que te motiva a manter esse hábito negativo e quais são os impedimentos para a mudança. Reflita, volte para dentro para acessar as respostas. 

Segundo, avaliar o passo-a-passo para mudar, ou seja, planejar a mudança. Lembre-se de começar pequeno. Passos muito grandes podem te desmotivar depois de alguns dias e você não celebra a vitória de cada passo. Por exemplo: a meta é fazer atividade física cinco dias na semana. Inclua a mudança aos poucos, fazendo uma vez por semana por três semanas. E vai aumentando a frequência até a desejada a cada três semanas. A mudança é gradual, percebe?

Terceiro enfim, é o momento de autopercepção. Perceba os benefícios e ganhos ao realizar o hábito novo. Pegando nosso último exemplo: perceba-se quando você faz sua atividade física. Mudou a disposição? Humor? O que fica diferente nos dias que você faz, comparando com os que não faz? Provável que você perceba melhora ou até ajustes para ficar ainda melhor, por exemplo alterando horário que a atividade física fique mais produtiva.

Quarto e último, quando chegar na sua meta, sustentá-la por um período para que o hábito se instale na sua dinâmica. Pesquisam acusam em manter o novo hábito por pelo menos 21 dias! 😉

Caso não consiga perceber as crenças limitantes sozinho, peça ajuda de um profissional. Descobrindo, as coisas tendem a andar mais rápido rumo a seu objetivo! Conte comigo, Patricia.

Facebook/instagram: @patriciafigueiredosaude