Transtorno Bipolar: sintomas e tratamento

Vamos falar de um transtorno que é muito comum? O Transtorno Bipolar é um transtorno de humor, como a Depressão. O que difere dela é que envolve alteração de humor entre mania e depressão. Por isso já foi chamado de Transtorno maníaco-depressivo. A mania é difícil de ser diagnosticada, porque a pessoa se encontra feliz e despreocupada, produtiva e muitas vezes festiva.

Quais são os sintomas?

Durante os episódios maníacos, o humor predominante é a euforia. Encontra-se empolgada, bastante feliz e expansiva, podendo haver uma irritabilidade ocasional. Os indivíduos apresentam autoestima inflada e comportamentos de grandiosidade, com crenças irrealistas sobre o que podem realizar. Por exemplo, idealizarem um projeto milionário com um prazo muito curto, sem qualquer planejamento prévio. Outro sintoma possível é distrabilidade e fragmentação da atenção, não conseguindo focar, e devido a isso, muitos dos resultados são ineficazes.

Os comportamentos maníacos são muito exagerados  com relação a sexualidade, gastos financeiros. Como são muito autoconfiantes eles gastam muito dinheiro e em alguns casos, podem gastar a economia de sua vida em pouco espaço de tempo, podendo inclusive endividar-se. Ao contrário, o sono é escasso, costumam dormir muito pouco, ficando acesos grande parte do dia e noite, ignorando cansaço, dores e fadiga.

Ou nos episódios depressivos, apresenta apatia, tristeza, falta de volição para realizar as atividades rotineiras, sem esperança dentre outras. Clique aqui para ver sintomas depressivos.

Alguns pacientes bipolares também poder ter delírios e alucinações como os observados na esquizofrenia. E podem ter ideia suicida.

O tempo em que cada pessoa fica nos ciclos de mania e depressão varia muito. Os ciclos de mania e depressão podem durar dias, como meses. E um pode ter maior ou menor freqüência, e em alguns casos quase que acontecerem juntos, um logo após o outro.

Qual é o tratamento do Transtorno Bipolar?

Ao perceber esses sintomas, anote-os. É importante que você leve suas anotações para um psicólogo ou psiquiatra para fechar um diagnóstico. Se a conclusão for transtorno bipolar,  o tratamento será medicamentoso e psicoterapia semanal. Ou seja, acompanhamento do psicólogo e psiquiatra até cessar os sintomas, e a vida voltar ao normal, sem prejuízos para si e para os que estão ao seu redor. Afinal, é sofrimento para quem o vive e quem convive com a pessoa. 

Tem uma biografia de uma médica que tem Transtorno Bipolar com alucinações e delírios, e ela conta pelos olhos de quem vive isso na pele. Vale a pena conferir! “Uma mente inquieta”, de Kay Redfield Jamison

Espero que tenham gostado! Um abraço afetuoso, Patricia. 

Facebook/ Instagram: patriciafigueiredosaude