7 dicas para resolver conflitos familiares

Os conflitos familiares são inevitáveis, agora o que se fazer com eles é o que faz a diferença. Na verdade os conflitos fazem parte de qualquer relacionamento. E quando as pessoas que se relacionam convivem entre si intensamente, o grau de conflitos pode ser maior. Então resolvi escrever algumas dicas simples para resolver ou minimizar os conflitos na sua família.

Vamos às dicas preciosas para resolver os conflitos familiares

  1. Quando estiver extremamente nervoso ou “fora de si”, tente não conversar ou discutir com a pessoa. Vá dar uma volta no quarteirão, fazer uma caminhada, respirar e meditar em algum lugar tranquilo e de preferência reservado. Além de ficar mais calmo, você pode se distanciar do problema, e ver as coisas mais claramente, vendo a sua parte e a do outro na relação.
  2. Quando você consegue se acalmar, é importante você se dar conta do que sente, do que você viu, ouviu da outra pessoa. Feche os olhos, reviva a cena do conflito e perceba aquilo que você vê, ouve e sente. Isso é muito importante para quando você retomar a conversa com seu familiar. E além disso, você pode ter muitos insights da dinâmica do relacionamento. 
  3. Quando todos os envolvidos estiverem tranquilos, retomar a conversa. Dica: fale de si!!!!!!!!! A única coisa que você pode falar do outro, é que ele fez e falou, ou seja: comportamentos objetivos. Daí você pode falar do que você sente a partir daqueles comportamentos. É aquela frase dita por Jean-Paul Sartre: “Não importa o que fizeram com você. O que importa é o que você faz com aquilo que fizeram com você”. Genial, né? Qualquer interpretação que você dê ao outro, é um julgamento. Qualquer julgamento, sendo verdadeiro ou não, pode levantar no outro uma barreira, e isso gera muita resistência na comunicação.
  4. Outra dica é reconhecer o erro quando cometemos. Mesmo quando o outro também erra, quando reconhecemos nosso erro, possibilitamos que o outro também o faça. Ou seja, cooperação em vez de competição! 😉
  5. Quando o conflito é muito grande, e vocês não conseguem resolver sozinho, recomendo a busca de um psicólogo para que mediar a comunicação entre vocês, facilitando a comunicação. Quanto mais cedo for essa busca, mais rápida (e maior) é a chance de resolução do conflito. Então não hesite, estão com dificuldade de resolver, busque um profissional! 😉
  6. Ouça atentamente as críticas do outro. Se te caber, aprenda com isso. E se não “servir a carapuça”, devolve ao outro que isso não te cabe.
  7. Transcenda suas limitações. Aprenda com esses conflitos: as relações são a grande oportunidade da gente se autoconhecer. Mesmo que as coisas não vão bem, seja empático ao perceber as limitações do outro. Afinal, todos estamos no mesmo barco da vida de evoluir e crescer.

Quanto maior a convivência, maior a chance de haver conflitos. E quanto maior o autoconhecimento dos envolvidos menor a probabilidade de acontecer os conflitos. Vocês já perceberam? Tudo acaba no autoconhecimento! Não há escapatória, é necessário trabalhar seu interno para alcançar qualidade de vida de relacionamentos e de saúde. Então vem comigo! Te aguardo, Patricia. Quem quiser me acompanhar semanalmente, me segue no facebook e instagram: patriciafigueiredosaude