Continuando na vibração de ano novo, o tema de hoje é de extrema importância para iniciar sua jornada de 365 dias mais livre, leve e solto: perdão. No dicionário, o ato de perdoar é desculpar, absolver uma pessoa que te fez mau. Prefiro corrigir essa frase para a maioria dos casos dizendo: desculpar uma pessoa que você acha que te fez algum mau. Digo isso porque numa relação sempre há os dois lados, e raríssimos os casos em que as pessoas sentam para esclarecer o que fez para tal pessoa agir assim. Explicarei mais pra frente isso!
Por que eu devo perdoar se a pessoa me faz mal?
Primeiro ponto que eu quero citar: o que você ganha ficando magoado com alguém? Normalmente essa pessoa já foi alguém especial para você, se não você nem ficaria magoado, concorda? Nós não temos noção de quanto a mágoa é prejudicial para nossa saúde física e emocional. A mágoa torna-se um acúmulo de energia bloqueada nos chakras da garganta e do coração. Mais precisamente na garganta, pois a mágoa é algo não expresso e resolvido dentro da gente, que a gente arrasta por dias, meses e anos. Os rancorosos que o digam: guardam mágoas de anos e quando falam, trazem a mesma emoção como se o evento estivesse acontecendo agora. Ficam presas no passado! Agora me diz, o que essa pessoa ganha com isso? Voltando aos chakras, ela também fica no cardíaco, porque fala da minha incapacidade de transcender as dificuldades que eu tenho com essa pessoa, e manifestar o amor que nos uniu. Com essa energia bloqueada, doenças e dificuldades ligadas a esses chakras se tornam fáceis de serem manifestadas. No chakra da garganta, são dor de garganta, problemas na tireóide, dificuldade de comunicação, etc. E no cardíaco são depressão, frieza, problemas com o coração, pulmão e sangue, hipersensibilidade, dificuldade de ter intimidade.
E o segundo ponto é o quanto é importante para o crescimento pessoal, entender e conversar com a pessoa o que se passou, saber o que o levou a agir da forma como você não gostou. Fazer isso ajuda a entender o outro e se colocar no seu lugar, para finalmente perdoar. É extremamente comum as pessoas não entenderem as reais razões para tais conflitos acontecerem, e reeditam os padrões emocionais de sua própria biografia, porque projetam seus machucados e dores emocionais.
O perdão é o caminho.
Por isso, converse, expresse ao outro o que ele fez que você ficou triste. Você vai se surpreender com as respostas. E isso vai te tornar um ser humano muito melhor, pois você vai transcender sua mágoa e seu rancor, que corroem a alma, e permitir expressar o amor novamente. Muitos conflitos e guerras seriam evitados e a união prevaleceria! Se tiver problemas de comunicação, trabalhe isso com um psicólogo. Você não tem ideia do benefício que você te dará! Já que Alexander Pope diz: “errar é humano, perdoar é divino”.
Me acompanhe no facebook e instagram: #patriciafigueiredosaude
Te desejo união e amor, Patricia.