Natal

O Natal é uma data em que as famílias se reunem e confraternizam, brindando a vida, a união, o amor e a amizade. Mais do que distribuir presentes, estão o abraço caloroso e o reencontro. 

E de fato, podemos ver isso nas ruas. A troca de olhares e sorrisos acontecem com mais freqüência emendado com a frase: Feliz Natal e Boas Festas! Isso representa a união das pessoas por uma razão única.

Natal: Encerramento de um ano

O Natal mostra que o ano está se encerrando, e isso traz um momento de introspecção e reflexão do ano que se acaba: das conquistas e dos aprendizados. Na última sessão do ano com meus pacientes, trago essas perguntas: quais foram as conquistas destes anos? Quais aprendizados você tirou dos desafios enfrentados? Isso é ótimo para se fazer uma retrospectiva e ver o quanto cada um evoluiu.

Sinto a energia dessa data leve e harmônica. E essa paz exterior é o que deveríamos sentir internamente ao longo do ano, emergindo nas relações com o outro o amor e a paz, que são os espíritos do Natal. Rudolf Steiner, fundador da Antroposofia diz: “Só quando conseguirmos atuar juntos, com amor nas grandes tarefas, entenderemos o Natal”.

Agora que tenho um filho, volto na minha infância para lembrar a magia do Natal, o brilho dos olhos ao ver a árvore natalina, a decoração imponente, a espera da visita do bom velhinho. A época de renovar, reviver e de sentir que somos todos um, e que unidos seremos mais felizes e vamos muito mais longe. 

Boa renovação a todos! Luz e amor, Patricia.