O que é Medicina Integrativa?

Olá queridos, eu adoro o tema que abordarei hoje pois acredito que várias áreas da saúde podem contribuir para a cura do paciente, e não uma isolada. A Medicina Integrativa já é aplicada em muitos centros, hospitais, clínicas, com estudo científico comprovando sua eficácia.

O que é Medicina Integrativa?

A Medicina Integrativa é um forma de cuidar que coloca o paciente no centro do tratamento e o trata nos âmbitos físico, emocional, mental e espiritual. Ela procura restaurar a saúde e bem-estar com cuidados personalizados, tratando muito além dos sintomas, e sim as causas da doença, sem falar em prevenção também.

As diversas áreas da saúde, além de procedimentos e técnicas baseados em evidências científicas, trabalham juntos  para a promoção da cura do paciente. As áreas são nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas, e demais profissões, incluindo é claro os médicos. Os procedimentos técnicas podem ser acupuntura, reiki, massagens, yoga, florais, dentre outros. Todos trabalham juntamente em todas as dimensões do ser humano.

Sabe-se que doenças físicas podem desencadear doenças psíquicas e o contrário também é verdadeiro. Portanto aliar a medicina tradicional com a complementar contribui para o avanço da cura diminuindo o tempo de tratamento. Promove também qualidade de vida a todos, mas principalmente para pacientes terminais.

Gosto demais de trabalhar em parceria com outros profissionais, encaminhando meus pacientes para que ajude no processo de cura, consciência e crescimento pessoal. Encaminho para médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, quiropraxista, massagistas, reiki. A Antroposofia tem uma terapia externa que adoro chamada enfaixamento,a qual trabalha o corpo físico e a vitalidade da pessoa submetida.

Como está o corpo físico e a vitalidade do paciente me diz bastante sobre seu emocional e consciência e vice-versa. Então acho importante trabalhar o físico, a parte energética, o emocional e processos de consciência. O processo psicoterapêutico tradicional irá focar no  emocional (psique) e consciência (espiritual).

Então faz-se necessário trabalhar em conjunto, sempre tendo em mente que quem é o responsável pela cura não somos nós e sim o paciente! 😉 Vamos tirar um tempinho pra cuidar da gente mesmo!

 

Um comentário

Comentários estão fechados.