A psicoterapia promove muitos benefícios para as pessoas, e um deles sem dúvida é o bem-estar. Mas você deve estar se perguntando: mas como assim? Então vamos lá!
Quase ninguém toma a iniciativa de procurar um psicólogo estando bem e feliz. A psicoterapia é procurada quando se está em sofrimento e com conflitos a serem solucionados. O significado de bem-estar no dicionário é: “condição de quem se encontra física, espiritual e psicologicamente satisfeitos; estado de tranquilidade e segurança”. Ou seja, o oposto do estado de quem normalmente procura por um psicólogo ou terapeuta.
Mas então como a psicoterapia pode trazer bem-estar?
No processo psicoterapeutico serão trabalhadas as queixas do paciente que traz sofrimento e conflitos. Pode ser uma doença física, uma doença mental (transtornos psiquiátricos, como depressão, transtornos de ansiedade, entre outros), conflitos de relacionamento, conflitos familiares, crises ao longo da biografia que exigem um olhar para si. Serão trabalhados padrões emocionais que contribuem para a permanência do sofrimento e conflitos. A consciência de si mesma e de sua participação na vida traz novas formas de lidar com o mesmo problema.
Imagina você lidando de uma forma mais leve com as coisas ou pessoas que te incomodavam, imagina você curado de uma doença seja ela física ou emocional. Imagina você se percebendo tranquilo com sua vida fluindo. Imagina você em paz contigo e com o mundo ao seu redor. Isso não traz bem-estar? Sim, traz sim! E traz mais um adendo: você conseguiu tudo isso por você mesmo! Traz uma força tremenda dar-se conta disso. É importante dizer que muitas pessoas acham que é o psicólogo que vai dizer o que precisa fazer, mas na verdade não. Ele ajuda através de perguntas a achar a resposta para seu dilema. E quanto mais aberto a pessoa estiver no processo, maior será seu crescimento pessoal, e consequentemente seu bem-estar!
Bom, fiquem atentos que em breve postarei mais materiais bacanas aqui no blog! E não esqueçam: caso tenham algum problema que esteja prejudicando seu bem-estar, consulte um psicólogo! 😉
Com amor, Patricia.
[…] esses sinais tiram o bem-estar das pessoas, tema falado no artigo anterior. Se quiser, te convido a […]
[…] e terapias complementares também ajudam neste processo, mas não é o enfoque deste post. Tem um post que fala sobre […]